Segundo Marilena Chauí (Convite a Filosofia. Volume Único. Ensino Médio: São Paulo, Ática, 2003.) a palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. Porém, definir o que é filosofia continua sendo uma ação problemática, pois qualquer definição já é uma questão filosófica.
Sobre as principais características da explicação filosófica analise as seguintes alternativas:
I - A especulação, que permite levantar questões que ultrapassam o campo da experiência possível, tentando respondê-las dialeticamente através da razão natural e da argumentação racional, sem necessidade de provas experimentais.
II - Duvidar de tudo, especular sobre tudo e oferecer respostas sem fundamentos lógicos para os problemas levantados, deixando-os sempre abertos, sem soluções conclusivas.
III - É um saber que não tem necessidade de fundamentação lógica, pois o intelecto capta intuitivamente a verdade evidente das coisas.
IV - Apoia-se no puro logos e tenta explicar os problemas sem recorrer a nenhum outro princípio exterior à razão humana.
Assinale a alternativa CORRETA:
A)
Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
B)
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
C)
Apenas as alternativas II e II estão corretas.
D)
Apenas as alternativas I e IV estão corretas