Segundo Sacristán (2013), o currículo configura-se como um instrumento para a constituição do percurso da carreira do estudante por meio dos conteúdos e sua organização, ou seja, a definição de tudo o que o aluno deve aprender e em que ordem isto deve acontecer. Assim, este autor conclui que o currículo exerce uma função reguladora do conteúdo e das práticas envoltas nos processos de ensino e aprendizagem, estruturando todo o desenvolvimento e processo de escolarização.
A Base Nacional Comum Curricular, BNCC, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, define os direitos e objetivos de aprendizagem das crianças, orientando as instituições educativas na elaboração do currículo.
Neste contexto, você é professor de uma escola publica e está reunindo-se semanalmente junto a outros professores para certificar-se de que o curriculo da escola, alem de adequado à realidade local, também está sendo reestruturado em consonancia à BNCC.
Durante as reuniões, todos os professores foram orientados a proceder com a leitura do material individualmente, que foi dividido em partes para posteriormente ser discutido em conjunto na proxima reuniao.
Clique no botão abaixo para visitar a Base Nacional Comum Curricular:
A partir disso, você se comprometeu a esclarecer com os colegas os primeiros passos para a elaboração do curriculo da educação infantil. Para a parte que lhe cabe, estabeleça:
a) o que é necessário que os professores façam para planejar o trabalho cotidiano com as crianças.
b) o que são e quais são os direitos mediadores de aprendizagens significativas, determinados pela BNCC.