Segundo Spaulding (1985), em seus guias de recomendaçöes, dividiu os artigos em trés categorias, com base no grau de risco potencial de transmissăo de infecçäo envolvido no uso destes itens. Essa classificaçäo vem sendo utilizada pelo Center for Disease Control (CDC) de Atlanta, EUA, em seus guias de recomendaçöes e vem sendo utilizado coma referência essencial para a processamento de artigos. De acordo com esta classificação:
Escolha uma apção:
a. Artigos semicríticos necessitam serem esterilizados.
b. Artigos críticos: a risco potencial de transmissäo de infecçäo envolvido é alto, caso estejam contaminados com qualquer microrganismo. Um produto para saúde crítico é aquele que penetra em tecidos estéreis ou. sistema vascular, e precisa estar esterilizado, porque qualquer contaminação pode resultar na transmissäo da doença.
c. Artigos semicríticos: estes entram em contato com a pele intacta ou näo entram em contato direto como paciente. Q risco potencial de transmissăo de infecçöes é baixo, porque a pele age como uma barreira efetiva para muitos microrganismos. Se estes artigos estiverem contaminados com matéria orgânica, devem, no mínimo, receber desinfecção de baixo nivel.
d. Artigos năo críticos: entram em contato com membranas mucosas integras ou a pele năo intacta. Q risco potencial de transmissão de infecção envolvido nestes produtos para a saúde é intermediário, porque as membranas apresentam uma certa resistencia a infecçōes causadas por esporas.
e. Artigos não críticos devem, no mínimo, receber desinfecção de alto nível.