Segundo Vygotsky (2007), a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Mediante o anunciado, podemos compreender que a Zona de Desenvolvimento Proximal é caracterizada pela distância estabelecida entre os níveis de desenvolvimento "real" e "potencial". Reflita sobre a ZDP no contexto de aprendizagem e responda a enquete.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal traz à tona o processo de aprendizagem vinculado ao reconhecimento das possibilidades e singularidades dos alunos, a ação do sujeito frente aos desafios
O nível de desenvolvimento potencial é o conjunto de atividades que a criança realiza com a ajuda de alguém mais experiente, que possua de ter orientações.
A distância entre esse nível e o professor aponta o nível potencial desejado, que o aluno anseia para o seu desenvolvimento.
A mediação é primordial na educação escolar que se refere à Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), pois é por meio dela que ocorre a transformação de processos interpsicossiais para o processo intrapsíquico.