Serotonina (I), adrenalina (II) e dopamina (III) são neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios, que regulam o humor e a liberação de alguns hormônios. Quando liberados no cérebro, dão sensação de bem-estar e felicidade.
Quimicamente, a adrenalina e a dopamina são classificadas como catecolaminas, derivadas da tirosina. Por sua vez, a serotonina é classificada como uma indolamina, pois possui um fenol ligado a um indol. A serotonina é derivada do triptofano.
Outra possibilidade de classificação desses neurotransmissores é quanto à classificação de cadeia e identificação dos grupos funcionais.
Caracterizando as moléculas dos três neurotransmissores, quanto aos grupos funcionais e classificação de cadeia, é possível afirmar que a
A) dopamina, adrenalina e serotonina possuem grupo funcional fenólico e amina, porém na dopamina e na adrenalina a amina está em cadeia aberta, ligada diretamente ao aromático, e, na serotonina, a amina está em cadeia aberta ligada ao indol.
B) dopamina e adrenalina possuem grupo funcional fenólico e amina em cadeia aberta ramificada, ligada diretamente ao indol, enquanto a serotonina apresenta grupo fenólico e amina em uma cadeia linear.
C) serotonina e dopamina possuem grupo funcional fenólico e amina em cadeias abertas lineares, enquanto adrenalina possui grupo fenólico e amina ligada diretamente a uma cadeia indólica.
D) dopamina e serotonina possuem grupo funcional fenólico e amina em cadeias cíclicas, enquanto adrenalina apresenta grupo fenólico e amina ligada a uma cadeia cíclica.
E) serotonina, adrenalina e dopamina contêm grupo funcional e amina em cadeias abertas lineares, enquanto dopamina e serotonina possuem grupo fenólico e indólico.