SIMULADO PREPARATÓRIO – SPAECE
Língua portuguesa
Texto para as questões 1 a 5.
Uma história de príncipes e reis. E nada de dragões.
Numa bela manhã, um formoso reino recebia ordens de outro reino distante. Com o cair da tarde, porém, este encanto se quebrou e ele tornou-se livre como sempre sonhou...
Não, não houve feitiço nenhum. Nem bruxaria. Essa história que está em fim da aconteceu no Brasil e, portanto, não inclui bruxas, feiticeiros ou dragões. Mas tinha príncipes. Bem diferentes dos contos de fada, mas eram príncipes. Um deles, de nome Pedro, estava viajando de Santos a São Paulo quando recebeu uma carta do pai, e foi Portugal. Devia estar bem travo: exigiu a volta do filho para casa. Não porque estava Pedro, mas porque disso dependia a manutenção do poder.
Pedro não gostou nada da história. Estava ao lado do riacho do Ipiranga, em São Paulo, quando decidiu que proclamaria nossa independência ali mesmo. Fez um discurso rápido, levantou a espada e bradou: "independência ou morte!" Muita gente diz que não foi assim. Acredite quem quiser.
O fato é que, depois daquele grito – cantado até no nosso hino –, o Brasil passou a não receber mais ordens de Portugal. Durante um tempo, Pedro foi rei. Depois, obedeceu ao pai e voltou para casa, deixando a coroa para seu filho – o outro Pedro, o segundo. Um detalhe: o menino tinha apenas cinco anos. Devia acreditar em bruxas, feiticeiros e dragões, embora nessa história não tenha dragão nenhum. Só quando completou 14 anos pode assumir o poder. Isso até 1889, quando outros descontentes resolveram que o País deveria ser uma República. Mas essa já é uma outra história.
Brasil: Almanaque de Cultura Popular, n° 113, setembro de 2008, p.17
-
Quanto ao gênero, esse texto é classificado como
(A) conto. (B) crônica. (C) informativo
(D) piada. (E) argumentativo.
-
No período "Com o cair da tarde, porém..." (l. 2-3), a palavra destacada estabelece a ideia de:
(A) comparação. (B) condição. (C) dúvida. (D) oposição. (E) tempo.
-
Em "ele tornou-se livre", a palavra destacada se refere
(A) a Portugal. (B) ao dragão. (C) ao rei.
(D) ao príncipe. (E) ao reino.
-
O encanto quebrado ao cair da tarde foi
(A) a independência do Brasil.
(B) a saída do príncipe para Portugal.
(C) a obediência a um reino distante.
(D) a entrega da coroa a uma criança.
(E) o sumiço das bruxas nessa história.