Sobre o ensino primário, secundário e técnico-profissional está incorreto:
Analise:
a) diferentemente da atenção dada ao ensino superior, a coroa portuguesa não se preocupou com o ensino primário oferecido na colônia. A saída encontrada pelo rei para conduzir o ensino primário foi estabelecer o decreto para utilização do método Lancaster.
b) o método Lancaster não foi criado no Brasil, mas sim na Europa, onde, por conta da “necessidade de ampliar a alfabetização em uma sociedade em pleno crescimento industrial” (Aranha, 2012, p. 340), os líderes buscavam propostas para ampliar o alcance do sistema educacional.
c) no Brasil, o método Lancaster passou a ser utilizado por volta de 1820 e a estrutura era configurada da seguinte maneira: os estudantes eram divididos em grupos de dez e o mais adiantado no conhecimento entre eles ficava responsável por ensinar os outros colegas. A escola possuía apenas um professor, que era o responsável por monitorar o processo de ensino e aprendizagem.
d) em 1827, um decreto estabeleceu que as cidades mais populosas deveriam receber escolas das primeiras letras e escolas para atender também as meninas.
e) em 1854, uma lei transformou o ensino primário em curso superior e disciplinas como moral e cívica, pesos e medidas, e gramática passaram a compor o currículo educacional. Essa proposta de lei para ampliação do acesso à educação nos diversos vilarejos e cidades que despontavam no país foi implantada para a população que continuou a receber educação de fato.