Soluções isotônicas são aquelas cujas concentrações se assemelham às dos fluidos do corpo humano. A solução isotônica de referência é a solução de cloreto de sódio a 0,9% (m/V), também denominada solução salina, soro fisiológico e solução fisiológica. O NaCl tem massa molecular de 58,45g/mol; valor de LISO de 3,4. Sua solução isotônica apresenta ∆Tf de 0,52K e π de 6,82atm. Calcule os valores de LISO e de “i” e Van’t Hoff para o sulfato de sódio (massa molecular 142,04g/mol), sabendo que uma solução a 3,9% (m/V) do sal na forma decaidratada resulta em uma solução isotônica.
Considere para isso uma temperatura de 25 ºC. Assinale apenas a alternativa correta.
A.
Em um sistema isotônico, a velocidade de entrada e saída do solvente é a mesma. O valor de Liso é de 4,3, sendo “i” igual a 2,31.
B.
Em um sistema isotônico, a velocidade de entrada e saída do solvente é diferente. O valor de Liso é de 1,9, sendo “i” igual a 1,0.
C.
Em um sistema isotônico, a velocidade de entrada e saída do solvente é a mesma. O valor de Liso de 9,8, sendo “i” igual a 5,2.
D.
Em um sistema isotônico, a velocidade de entrada e saída do solvente é diferente. O valor de Liso é de 43,0, sendo “i” igual a 23,1.
E.
Em um sistema isotônico, a velocidade de entrada e saída do solvente é diferente. O valor de Liso é de 43,0, sendo “i” igual a 23,1.
5 de 5 perguntas