tão 02
A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem. Assim, não se constituem como pedagogia aquelas teorias que analisam a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade não tendo como objetivo formular diretrizes que orientem a atividade educativa. A respeito da relação professor-aluno, assinale a alternativa CORRETA.
CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO
O aspecto afetividade não influi no processo de aprendizagem, pois nos momentos informais, os alunos não se aproximam do professor, raramente trocam ideias e experiências.
Uma sala de aula sempre reúne um conjunto de vários tipos de personalidade, incluindo aí até mesmo a do professor. A relação professor-aluno pode se mostrar conflituosa, pois se baseia no convívio de classes sociais, culturas, valores e objetivos diferentes, porém ao professor não faz diferença pois ele apenas transmite informações ou faz perguntas, ele não precisa ouvir os alunos.
Para contornar os desafios da prática pedagógica, é preciso estabelecer uma relação de confiança entre alunos e professores, começando sempre pela transparência, já que, quando existe esse sentimento em sala de aula, os alunos têm mais disposição para aprender e os professores se sentem mais motivados para aprimorarem seu processo didático.
Salas de aula com brigas constantes, alunos desafiando a autoridade do professor a todo momento e processos de intimidação definitivamente não favorecem a convivência adequada entre professores e alunos. O fato é que, infelizmente, essa tensão está mais presente no ensino de crianças.
A escola, como um todo, passa por uma crise de sentido; os alunos não sabem por que vão a ela, a falta de significação do que é estudar, a evasão, a reprovação e a violência que existem nas mais diferentes formas acabam por transformar esta relação professor-aluno ainda mais conflitante e difícil de ser trabalhada. O professor não pode abrandar este conflito preocupando-se com o relacionamento emocional e afetivo.