Teóricos como Tamara Ownsworth (2014) explicitaram a necessidade de um entendimento mais apurado da identidade e os processos inerentes em sua construção ao longo da vida do indivíduo. As teorias da identidade também influenciaram os modelos teóricos da reabilitação neuropsicológica. Sobre as teorias da reabilitação com foco na identidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
FONTE: OWNSWORTH, T. Self-identity after brain injury. Hove: Psychology Press, 2014.
( ) A participação em grupos é uma parte dissociável do nosso senso de self, por isso ela é facilmente separável do mesmo.
( ) O modelo Y sugere que um conjunto complexo e dinâmico de fatores biológicos, psicológicos e sociais interage para determinar as consequências da lesão cerebral adquirida.
( ) As teorias com foco na identidade referem-se ao autoconceito de um sujeito proveniente da sua participação percebida em um grupo social relevante.
( ) Para proteger as pessoas contra os efeitos negativos de lesões cerebrais a teoria com foco na identidade social recomenda a participação em vários grupo, o que é indicado para sobreviventes de AVC.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)
V – F – F – V
B)
V – F – F – F
C)
F - V - V - V
D)
F - F- V - F