Texto 1
A inteligência Artificial (A) generativa é capaz de criar novos dados, únicos, que possibilitam aprender por conta própria, indo além do que a tecnologia tradicional proporciona, visto que esta precisa de intervenção humana. Um esempio da IA generativa é o ChatGPT, que pode gerar imagens, músicas e textos completamente novos. Entre outras coisas, por meio da IA generativa, é possível elaborar modelos de previsão de testes clinicos, realizar a identificação de padrões em exames médicos e, ainda, auxiliar no diagnóstico de doenças.
Disponivel en: https://olhardigital.com.br/2023/07/12/internet-e-redes socials/ inteligencia-artificial-generativa-o-que-ecomo-
funciona-e-onde-usar/. Acesso em: 2 ago. 2023 (adaptado).
Texto 2
Acredita-se que a tecnologia de IA generativa será disruptiva e, portanto, capaz de alterar drasticamente a maneira como o ser humano se relaciona com as máquinas. O uso da IA generativa pode causar importante revolução no segmento de produção de conteúdo. Muitas dessas consequências poderão ser maleficas para diversos setores da sociedade. Além do mau uso dessa tecnologia e das questões efcas, avala-se que ela pode agravar a desigualdade económico-social, tanto entre nações quanto entre ledividios da mesma nação
Disponivel em: httpsicanaltech.com.br/inteligencia-artificial/o-que-e-la-generativa/. Acesso em: 2 ago. 2023 (adaptado).
Considerando os textos apresentados, é correto afirmar que a LA generativa
A) restringe o aprendizado ao que é legalmente estabelecido e útil ao ser humano, o que facilita seu modo de agir no mundo do conhecimento e do trabalho
B) promove a igualdade económico-social ao substituir o ser humano no exercício de profissões cujas atividades sejam repetitivas e exijam pouco conhecimento.
C) proporciona novos recursos de linguagem que geram tecnologias capazes de realizar interações próprias dos seres humanos.
D)estimula o desenvolvimento intelectual dos seres humanos, uma vez que ela assume parte do conhecimento, resolvendo problemas antes delegados apenas a especialistas.
E) gera pouco impacto socioeconómico em países com elevado desenvolvimento tecnológico, pois, neles, os processos de criação e inovação já estão bem consolidados.