Download the Guru IA app
Android and iOS

MARIJALMA
Texto 1 Distinção entre relato e fábula O gênero relato tem ...
Texto 1
Distinção entre relato e fábula
O gênero relato tem como função fazer um registro de acontecimentos que são reais ou possíveis. Pode-se dizer que é próprio da linguagem jornalística, de depoimentos pessoais etc., diferentemente do gênero fábula, que é um texto narrativo de tendências didáticas, empregando-se para o ensino de valores éticos e morais. No período contemporâneo, a crônica é abordada nas escolas, principalmente nos anos iniciais.
Fonte: adaptado de: https://imaginariodeprofessora.blogspot.com/2011/04/relatar-e-narrar-tem-diferenca.html. Acesso em: 31 jan. 2024.
Texto 2
O glamour de Nova Iorque
Finalmente, o dia que eu tanto esperava chegou, o dia que eu conheceria a cidade que mais sonhava visitar, Nova Iorque. Era só alegria, os dois últimos dias tinham passado de maneira tão ligeira que nem pude acreditar. Eu já tinha o roteiro em mente, os oito dias cronometrados, afinal, não poderia perder nenhum segundo lá.
Então, tudo idealizado, eu amaria cada segundo. Enfim, partimos para o aeroporto, estava com o coração na mão, morrendo de medo de algo dar errado. No fim deu tudo certo, depois de exaustivas 10 horas de viagem, eu estava lá.
Foi tudo perfeito, a Times Square brilhava para mim, o Soho exaltava o seu clima saudosista, Broklin o seu clássico, eu estava completamente apaixonada por aquela cidade.
Em um piscar de olhos, eu estava no aeroporto de Nova Iorque, com a mala cheia de compras, presentes e, principalmente, memórias inesquecíveis. Pensei tanto em ir viajar, que acabei não pensando o que eu sentiria na volta. Lágrimas rolaram, porém eu me sentia de certa forma completa e, sem olhar para trás, embarquei para continuar com a viagem de sempre, a vida, sempre com a bagagem mais e mais pesada.
Fonte: https://cps.uepg.br/vestibular/documentos/2015_Arquitetura%20da%20redacao_completa.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.
Texto 3
A formiga e a pomba
Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que subiu nela e flutuou até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela arrulhou para a formiga:
— Obrigada, querida amiga.
Moral da história: UMA BOA AÇÃO SE PAGA COM OUTRA
Fonte: https://www.turminha.com.br/blog/fabula-formiga-e-pomba. Acesso em: 31 jan. 2024.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O texto O glamour de Nova Iorque se trata de uma narrativa, na qual um personagem conta sobre a sua viagem a Nova Iorque, apresentando aos leitores as sensações vivenciadas.
II. O texto O glamour de Nova Iorque é constituído por elementos que fazem parte da tipologia narrativa, como: personagem, tempo, espaço e narrador. Com relação a esse último elemento, há um narrador de primeira pessoa do discurso.
III. O texto O glamour de Nova Iorque se trata de um relato autobiográfico, considerando que a organização textual é projetada para atender à estrutura desse gênero, por exemplo, a apresentação de uma viagem (a Nova York) pela perspectiva do narrador em primeira pessoa.
IV. O texto A formiga e a pomba é uma crônica, considerando que os fatos narrados são vivenciados por animais que possuem características humanas. Cabe destacar que esses animais podem reproduzir sentimentos como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, entre outros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Texto 1 Distinção entre relato e fábula O gênero relato tem como função fazer um registro de acontecimentos que são reais ou possíveis. Pode-se dizer que é próprio da linguagem jornalística, de depoimentos pessoais etc., diferentemente do gênero fábula, que é um texto narrativo de tendências didáticas, empregando-se para o ensino de valores éticos e morais. No período contemporâneo, a crônica é abordada nas escolas, principalmente nos anos iniciais.
Fonte: adaptado de: https://imaginariodeprofessora.blogspot.com/2011/04/relatar-e-narrar-tem-diferenca.html. Acesso em: 31 jan. 2024.
Texto 2 O glamour de Nova Iorque Finalmente, o dia que eu tanto esperava chegou, o dia que eu conheceria a cidade que mais sonhava visitar, Nova Iorque. Era só alegria, os dois últimos dias tinham passado de maneira tão ligeira que nem pude acreditar. Eu já tinha o roteiro em mente, os oito dias cronometrados, afinal, não poderia perder nenhum segundo lá. Então, tudo idealizado, eu amaria cada segundo. Enfim, partimos para o aeroporto, estava com o coração na mão, morrendo de medo de algo dar errado. No fim deu tudo certo, depois de exaustivas 10 horas de viagem, eu estava lá. Foi tudo perfeito, a Times Square brilhava para mim, o Soho exaltava o seu clima saudosista, Broklin o seu clássico, eu estava completamente apaixonada por aquela cidade. Em um piscar de olhos, eu estava no aeroporto de Nova Iorque, com a mala cheia de compras, presentes e, principalmente, memórias inesquecíveis. Pensei tanto em ir viajar, que acabei não pensando o que eu sentiria na volta. Lágrimas rolaram, porém eu me sentia de certa forma completa e, sem olhar para trás, embarquei para continuar com a viagem de sempre, a vida, sempre com a bagagem mais e mais pesada.
Fonte: https://cps.uepg.br/vestibular/documentos/2015_Arquitetura%20da%20redacao_completa.pdf. Acesso em: 31 jan. 2024.
Texto 3 A formiga e a pomba Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza. Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo. Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que subiu nela e flutuou até a margem. Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos. Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto. De lá, ela arrulhou para a formiga: — Obrigada, querida amiga. Moral da história: UMA BOA AÇÃO SE PAGA COM OUTRA
Fonte: https://www.turminha.com.br/blog/fabula-formiga-e-pomba. Acesso em: 31 jan. 2024.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O texto O glamour de Nova Iorque se trata de uma narrativa, na qual um personagem conta sobre a sua viagem a Nova Iorque, apresentando aos leitores as sensações vivenciadas. II. O texto O glamour de Nova Iorque é constituído por elementos que fazem parte da tipologia narrativa, como: personagem, tempo, espaço e narrador. Com relação a esse último elemento, há um narrador de primeira pessoa do discurso. III. O texto O glamour de Nova Iorque se trata de um relato autobiográfico, considerando que a organização textual é projetada para atender à estrutura desse gênero, por exemplo, a apresentação de uma viagem (a Nova York) pela perspectiva do narrador em primeira pessoa. IV. O texto A formiga e a pomba é uma crônica, considerando que os fatos narrados são vivenciados por animais que possuem características humanas. Cabe destacar que esses animais podem reproduzir sentimentos como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, entre outros.
É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas.
Alternativa 2: II e III, apenas.
Alternativa 3: III e IV, apenas.
Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.