Texto 1
O impressionante ciclo de vida da libélula
Uma libélula vive até 4 anos. Existem três fases do ciclo de vida desse inseto: o ovo, a ninf e o adulto. A maior parte desse ciclo se passa no estágio de ninf, e raramente podemos acompanhá-lo, pois ocorre dentro da água, em um lago.
A fêmea deposita seus ovos em uma planta na água. Caso não exista uma planta por ali, ela simplesmente deixa os ovos caírem na água. Quando eles eclodem, o ciclo de vida da larva começa como uma ninf. Ela não tem asas e vive na água durante muito tempo, passando por vários estágios de desenvolvimento. Esse estágio de vida pode durar 4 anos para ser concluído. Até lá, as ninfas se alimentam de larvas de peixe, girinos, larvas de mosquitos, etc.
Assim que a ninf está totalmente desenvolvida, chega o momento de sair da água para a metamorfose. Para isso, ela rasteja e escala o caule de uma planta ali perto da água.
A ninf adere seu exoesqueleto ao caule, onde o adulto resolver emergir. Durante esse período, ela se mantém muito quieta, não come e não se mexe.
Quando a libélula passa da fase de larva para fase adulta, vai deixando o corpo antigo para trás. A pele que a ninf deixa para trás é chamada de exúvia, e não é muito difícil encontrar essa casquinha amarela presa ao caule, perto de um local de água doce. Quando a libélula deixa a exúvia, ela ainda se mantém ali, esperando que o contato com o ambiente seque suas asas. Logo que estão prontas, elas saem à procura de alimento e de um companheiro. Os adultos vivem somente cerca de 2 meses.
BUARQUE, Francisco; AMBRÓSIO, Maria. Ciências e Cotidiano. 7º ano. Recife: Construir, 2019.