Texto 1
“Se a auto-avaliação passa por um processo consciente de reflexão sobre o que está a fazer e como se está a fazer, o aluno terá de desenvolver a capacidade de autoquestionamento” (SANTOS, 2002).
Fonte: SANTOS, Leonor. Autoavaliação regulada: por quê, o quê e como? mar. 2002. Disponível em:http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/msantos/textos/DEBfinal.pdf.
Texto 2
“O aluno poderá aprender a colocar-se autonomamente boas questões se o professor lhes colocar de forma continuada questões como: “O que fizeste?”, “Porque tomaste esta opção?”, “Porque pensaste assim?”, “De onde surgiu esta ideia?”, “Em que outras situações é que este processo se poderia aplicar?”, “Se quisesses convencer alguém de que isto é verdade, o que dirias?” (PERRENOUD, 1999).
Fonte: PERRENOUD, P. Avaliação. Da excelência à regulação das aprendizagens. Entre duas lógicas. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação propostas entre elas:
I- O questionamento por parte do professor pode ocorrer oralmente na sala de aula, enquanto os alunos realizam as tarefas propostas e, por escrito, tomando por base produções realizadas. Estas poderão ser ou não resultantes de instrumentos formais de avaliação.
PORQUE
II- Em vez de registar juízos de valor, que pouco ou nada contribuem para a aprendizagem (por exemplo, “confuso”, “excelente”, “vago”, “não responde ao pedido”), o professor poderá aproveitar mais uma ocasião para construir contextos favoráveis ao desenvolvimento de uma postura auto reflexiva nos seus alunos (por exemplo, “o que te levou a escolher esta estratégia?”, “porque é que a solução a que chegaste não responde ao problema inicialmente colocado?”).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.