Texto I
A psicologia jurídica pode ser definida como o estudo do comportamento juridicamente relevante de pessoas e grupos em um ambiente regulado pelo direito. Também pode ser definida como o estudo do nascimento da evolução e da modificação da regulação jurídica de acordo com os interesses dessas pessoas e grupos sociais.
Fonte: FREITAS, A. C. P. MACIEL, J. F. R. MACIEL, J. F. R. Manual de psicologia jurídica 6 ed. São Paulo: Sarava, 2022. E-book p. 56.
Texto II
A Psicologia tem uma relação direta com diversas outras ciências, sendo sua relação com o Direito por meio da Psicologia jurídica um dos principais pontos de interesse para os operadores do direito. Nesta área, destaca-se que existem algumas das maiores contribuições dos estudos psicológicos para a ciência do direito.
Com base nos textos acima e em seus conhecimentos assinale a alternativa CORRETA.
A Psicologia muito se interliga com a ideia de justiça, principalmente no que tange aos compromissos sociais, na busca por uma sociedade digna, no cumprimento do papel primordial realizado dentro de colégios, orfanatos, prisões, hospitais dentre outros.
B O psicólogo jurídico utilizando-se dos métodos necessários e adequados ao caso concreto auxilia os profissionais do direito na solução do caso. Não tendo qualquer contato com as demais partes.
C Em causas judiciais o psicólogo emite juízo de valores, auxiliando o juiz de direito.
D O psicólogo jurídico atua na área judicial para assessoramento ao juiz em demandas que versam sobre Direito de Família.
E A atuação do psicólogo jurídico abrange a avaliação e o estudo de aspectos psicológicos, orientações familiares, participando em políticas públicas, prevenindo e combatendo a violência.