TEXTO II
As Três Leis da Robótica, criadas por Asimov, são:
- um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal;
- os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que essas ordens entrem em conflito com a primeira lei;
- um robô deve proteger sua própria existência, desde que não entre em conflito com as leis anteriores.
Por sinal, as Três Leis da Robótica foram criadas como uma maneira de explorar as implicações éticas e morais da criação de robôs inteligentes e autônomos. O propósito delas foi, e ainda é, garantir que os robôs mantenham a segurança e o bem-estar dos seres humanos, acima de tudo. Logo, elas inspiram discussões na vida real sobre a ética da inteligência artificial e da robótica, levantando questões sobre como garantir que as máquinas autônomas sigam padrões éticos e respeitem os valores humanos.
AS TRÊS LEIS DA ROBÓTICA: um legado de 1950 para o século XXI Zendesk, 27 Out. 2023. Disponível em: www.zendesk.com.br. Acesso em: 26 jan. 2024.
TEXTO III
Um amigo robô ou uma máquina que substitui o advogado. Se a inteligência artificial já chegou neste ponto, trataremos ela como máquina ou como um de nós? Chegaremos, em alguns anos, ao ponto em que precisaremos de um conjunto de leis para regular robôs humanoides. Por esse motivo, é importante reforçar quais os principais desafios éticos e morais que a IA enfrentará:
Viés. A IA pode reproduzir e amplificar preconceitos e desigualdades já existentes na sociedade, especialmente quando é treinada com dados tendenciosos. Isso pode levar à discriminação em sistemas de recrutamento, crédito, saúde e justiça.
Privacidade. A coleta e análise de grande quantidade de dados pessoais pode ser invasivo e violar a privacidade das pessoas. Por isso, é preciso garantir que as informações sejam tratadas de forma ética e segura.
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Os desafios éticos das inovações tecnológicas com a inteligência artificial", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista