TEXTO PARA ANÁLISE
E agora, José?
Neste poema, uma séria questão é colocada: como prosseguir?
E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, você acabou, José; você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos; que ama, que chora, e agora, José?
Está sem mulher, está sem discurso, está sem lugar, não pode beber, não pode morder, cuspir já não pode, a noite esfriou, o bonde não veio, o rio não veio e tudo acabou. E agora, José?
[...] Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse a valsa veniese, se você dormisse, se você cansasse, mas você não morre, você é duro, José!
Sozinho no escuro
Você marcha, José! José, para onde?
1. Na primeira estrofe, o eu lírico apresenta José no cenário de uma festa que acabou. Que elementos sugerem o fim da festa?
a) A festa a que se refere o eu lírico tem sentido metafórico. Considerando o poema na totalidade e o fato de que foi escrito em 1942, explique o que a festa e seu fim simbolizam.
b) Como José pode estar se sentindo nessa situação? Justifique.
2. O eu lírico caracterizaria seu José nos versos finais da primeira estrofe. Que traços ou características?
a) O que representam as ações de José, no contexto do poema?
Essa descrição do estado de "fim da festa" em que se encontra José o coloca diante da temática tematizado no poema pela expressão "E agora, José?" Por quê?
c) Embora o interlocutor tenha um nome — José —, o poema se refere a ele como "Você que é sem nome". Explique o que ele simboliza no poema.
d) O eu lírico define José como alguém "que faz versos". De que maneira essa caracterização revela que José representa também aqueles que dedicam a poesia?
3. Na segunda estrofe, o paralelismo é empregado para caracterizar a vida de José no presente. Como ele é construído?
a) Os usos dessas estruturas enfatiza um aspecto da vida de José? Qual?
4. Na terceira estrofe, os versos estão flexionados no imperfeito do subjuntivo. O que a escolha da forma linguística indica, considerando a pergunta que é reiterada ao longo do poema?
a) Essa estrofe marca uma graduação nas possibilidades de ação de José. Explique-a.
b) O que essa graduação sugere sobre a situação em que se encontra José?
5. O que estes versos indicam sobre José?
"Mas você não morre, você é duro, José!"
Esses versos, associados aos da última estrofe, permitem entender que o desfecho do poema caminha para duas direções: a da esperança e a da desesperança. Por quê?