Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Aluno

SENT BY THE APP
Estudos Gerais06/08/2024

Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: ...

Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: que viva em ponto de exclamação (dizem: tem alma dionisíaca);

viva em ponto de interrogação (foi filosofia, ora é poesia); viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política):

o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal: que use, na frase que ele vive o inevitável ponto-final. NETO, João C. M. Museu de Tudo e Depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 146.

Para além do cumprimento de regras das gramáticas normativas, a pontuação possibilita a ordenação de termos e enunciados para a geração de efeitos, geralmente estéticos, em textos. No poema acima, é estabelecida uma relação entre a vida e a pontuação, conforme pode ser observado no(s) verso(s) A “Todo mundo aceita que ao homem / cabe pontuar a própria vida”, em que “pontuar” pode ser entendido como “corromper”, assim como ocorre com a vírgula ao separar períodos. B “inevitável ponto-final”, que representa, de forma denotativa, o fim de frases e enunciados de obras que citam Dionísio como divindade mitológica. C “cabe pontuar a própria vida:”, onde os dois-pontos expressam a necessidade de evidenciar uma citação referente às pontuações e aos modos de viver. D “cabe pontuar a própria vida:”, onde os dois-pontos são utilizados para listar as comparações entre as pontuações e os modos de viver. E “que use, na frase que ele vive”, que deveria ser finalizado pelo ponto de exclamação, devido ao caráter imperativo do conselho.

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee