Um homem de 56 anos de idade, 78 kg, está no 6º dia de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a politraumatismo após acidente automobilístico. Encontra-se sedado, com entubação orotraqueal e em ventilação mecânica, hemodinamicamente instável, hipotenso (PAM: 52 mmHg), taquicárdico (FC: 128 bpm), recebendo noradrenalina 82 mL/h e mantendo cateter vesical de demora com débito de 100 mL nas últimas 4 horas. Está febril e seu hemograma aponta leucocitose, sugestiva de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS). Não se refere à indicação da noradrenalina e às IRAS em sítio respiratório, assinale a opção correta.
a. A noradrenalina foi prescrita para promover vasoconstrição periféricas, por atuar nos receptores alfa adrenérgicos. Como medidas preventivas das infecções em sítio respiratório, incluem-se hidratação, mudança de decúbito e extubação precoce.
b. A noradrenalina foi prescrita para promover vasodilatação periférica, por atuar nos receptores alfa adrenérgicos. As infecções em sítio respiratório ocorrem com maior frequência em pacientes submetidos à ventilação mecânica.
c. A noradrenalina foi prescrita para promover vasodilatação renal, por atuar nos receptores dopaminérgicos. A ocorrência da infecção em sítio respiratório está relacionada com a aspiração de vias aéreas sem técnica asséptica.
d. A noradrenalina foi prescrita para promover inotropismo positivo, por atuar nos receptores beta adrenérgicos. A infecção em sítio respiratório não está relacionada com o suporte ventilatório não invasivo.
e. A noradrenalina foi prescrita para promover vasodilatação coronariana, por atuar nos receptores beta adrenérgicos. As medidas preventivas das infecções em sítio respiratório envolvem hidratação, mudança de decúbito e extubação precoce.