Um pesquisador está realizando um estudo sobre o clima organizacional em várias empresas de uma multinacional petroleira. Recebeu este encargo por ser uma pessoa reconhecida nos temas abordados, de consultoria. Entretanto, ao assumir o desafio, decide realizar algumas leituras sobre os temas, que o atualizem. É uma tarefa que pode significar um ponto de inflexão em sua carreira profissional. Por isso, ele quer assegurar-se de fazer um estudo de qualidade.
Para sua leitura, reúne diversas fontes e utiliza diversas estratégias de leitura, que lhe permitem diferentes níveis de compreensão.
a. Alguns textos, mais periféricos quanto à temática que especificamente abordam ou ao contexto em que se realizam, ele lê "por cima", como se fizesse uma leitura diagonal. Sintetiza algumas ideias e vai organizando-as em um esquema.
b. Dois relatórios de estudos prévios, realizados na mesma multinacional\: esses ele decide ler com profundidade. Põe em diálogo aquilo que vai lendo com o que conhece da organização e com sua experiência de mais de 15 anos na consultoria organizacional. Isso o leva a formular novas perguntas, a inferir boas práticas e obstáculos que poderia encontrar nas organizações, a avaliar o peso do contexto político onde se encontram as empresas, como variável na gestão.
c. Encontra um livro que lhe parece excelente. É uma compilação de artigos de diferentes autores, centrada no tema de seu estudo. É um material muito valioso a ele pela diversidade de perspectivas complementares que oferece a respeito. Estuda-o com atenção, distingue as perspectivas, enfoques propostos e avança em uma definição de sua própria postura.
Identifique o nível de leitura que se manifesta em cada uma das ações descritas anteriormente (a, b, c), considerando a classificação apresentada na disciplina, compilada por M. Mateos (2009).leitura critica,leitura global leitura elaborativa
Nível de leitura em ação a.
Resposta 1
Nível de leitura em ação b.
Resposta 2
Nível de leitura em ação c.
Resposta 3