Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Nicolas

SENT BY THE APP
Estudos Gerais11/14/2024

Um pouco mais sobre Os povos da floresta e o extrativismo A...

Um pouco mais sobre

Os povos da floresta e o extrativismo As florestas são o meio de vida completo de diversos grupos humanos, e não apenas local de trabalho ou de onde retiram recursos. Esses grupos são os "povos da floresta", dos quais os povos indígenas e as populações ribeirinhas são exemplos. Nesses grupos é comum a transmissão, entre diferentes gerações, dos saberes e das práticas de como extrair da natureza os recursos necessários à subsistência, sem que essa interferência acarrete degradação ao ambiente. Para esses grupos, a degradação dos recursos naturais significa a impossibilidade de permanência em seu lugar de origem. Contudo, a adoção de medidas que probam qualquer tipo de intervenção humana no meio natural pode prejudicar as populações tradicionais que vivem do extrativismo sustentável. Por esse motivo, têm sido estimuladas atividades econômicas que não agridem o ambiente e possibilitem a permanência dessas populações em seus locais, como o extrativismo.

  1. Quais são os povos da floresta?
  2. O que a floresta representa para esses povos?
  3. Por que é fundamental para esses povos a transmissão dos saberes e das práticas relacionadas à natureza entre diferentes gerações?

Extrativismo vegetal O extrativismo vegetal consiste na retirada de recursos vegetais da natureza, como o aproveitamento de caules, folhas, raízes, castanhas e frutos diversos. Atualmente, a madeira extraída do caule da árvore é a forma mais comum de extrativismo vegetal. A atividade de extração ilegal de madeira contribui para o desmatamento das florestas quando se pratica o corte total da floresta, ou seja, quando não se derrubam apenas as espécies que interessam à indústria madeireira, mas todas as presentes na área explorada. Um exemplo é encontrado na Floresta Amazônica: cerca de 20% de sua área original foi derrubada em razão da extração ilegal; muitas instituições governamentais e não governamentais estão trabalhando para conter e reverter o desmatamento das áreas de floresta, porém, um dos maiores problemas é o desmatamento ilegal praticado por pessoas ligadas a atividades clandestinas. (Em geral, a madeira retirada ilegalmente – de espécies como mogno e jacarandá – é contrabandeada para fabricação de móveis). A prática descontrolada do extrativismo agride o meio ambiente e afeta, principalmente, a biodiversidade local. É o caso da extração de madeira de florestas naturais sem preocupação com sua reposição e com o equilíbrio ecológico.

Um resumo dessa página

Um pouco mais sobre

Os povos da floresta e o extrativismo
As florestas são o meio de vida completo de diversos grupos humanos, e não apenas local de trabalho ou de onde retiram recursos. Esses grupos são os "povos da floresta", dos quais os povos indígenas e as populações ribeirinhas são exemplos. Nesses grupos é comum a transmissão, entre diferentes gerações, dos saberes e das práticas de como extrair da natureza os recursos necessários à subsistência, sem que essa interferência acarrete degradação ao ambiente.
Para esses grupos, a degradação dos recursos naturais significa a impossibilidade de permanência em seu lugar de origem. Contudo, a adoção de medidas que probam qualquer tipo de intervenção humana no meio natural pode prejudicar as populações tradicionais que vivem do extrativismo sustentável. Por esse motivo, têm sido estimuladas atividades econômicas que não agridem o ambiente e possibilitem a permanência dessas populações em seus locais, como o extrativismo.

1. Quais são os povos da floresta?
2. O que a floresta representa para esses povos?
3. Por que é fundamental para esses povos a transmissão dos saberes e das práticas relacionadas à natureza entre diferentes gerações?

Extrativismo vegetal
O extrativismo vegetal consiste na retirada de recursos vegetais da natureza, como o aproveitamento de caules, folhas, raízes, castanhas e frutos diversos. Atualmente, a madeira extraída do caule da árvore é a forma mais comum de extrativismo vegetal.
A atividade de extração ilegal de madeira contribui para o desmatamento das florestas quando se pratica o corte total da floresta, ou seja, quando não se derrubam apenas as espécies que interessam à indústria madeireira, mas todas as presentes na área explorada. Um exemplo é encontrado na Floresta Amazônica: cerca de 20% de sua área original foi derrubada em razão da extração ilegal; muitas instituições governamentais e não governamentais estão trabalhando para conter e reverter o desmatamento das áreas de floresta, porém, um dos maiores problemas é o desmatamento ilegal praticado por pessoas ligadas a atividades clandestinas. (Em geral, a madeira retirada ilegalmente – de espécies como mogno e jacarandá – é contrabandeada para fabricação de móveis).
A prática descontrolada do extrativismo agride o meio ambiente e afeta, principalmente, a biodiversidade local. É o caso da extração de madeira de florestas naturais sem preocupação com sua reposição e com o equilíbrio ecológico.
Send your questions through the App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee