Um quadrado de lado 2m é feito de um material cujo coeficiente de dilatação superficial é igual a 1,6.10-4. Determine a variação de área deste quadrado quando aquecido em 80°C.
Uma chapa de alumínio tem um furo central de 100cm de raio, estando numa temperatura de 12°C. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear do alumínio equivale a 22.10-6°C-1, a nova área do furo, quando a chapa for aquecida até 122°C, será equivalente a qual valor em metros?
Sabendo que o coeficiente de dilatação linear do ferro é 1,2.10-5, determine o coeficiente de dilatação superficial.
Uma placa de cobre de 100 cm², inicialmente à 25 °C, é exposta a uma fonte de calor, elevando sua temperatura para 90 °C. Sendo o coeficiente de dilatação linear do cobre igual a determine área final desta placa.
Há um furo do tamanho de 3 cm2 em uma placa cuja temperatura inicial é de 40 °C, tendo sido elevada para 80 °C. Quanto será o aumento do furo considerando que o coeficiente de dilatação superficial é 12.10-6?
Um painel de metal com coeficiente de dilatação superficial igual a tem uma área inicial de 0,5 m². Se a temperatura do painel aumenta em 50 °C, qual será a variação da área?
Um retângulo tem área inicial de 0,2 m². Quando aquecido, sua área aumenta para 0,20002 m², devido à dilatação superficial. Se a variação da temperatura foi de 50 °C, qual é o coeficiente de dilatação superficial do material?
Uma chapa de prata tem uma área inicial de 0,3 m². Quando aquecido, sua área aumenta para 0,301 m² devido à dilatação superficial. Se o coeficiente de dilatação superficial da prata é qual foi a variação de temperatura a que foi submetida?
Um pedaço de vidro tem uma área inicial de 0,5 m². Quando resfriado, sua área reduz para 0,495 m² devido à retração térmica. Se o coeficiente de dilatação superficial do vidro é qual foi a variação de temperatura a que o material foi submetido?
Uma barra metálica de zinco apresenta um coeficiente de dilatação linear de 30.10-6 °C-1. Indique o coeficiente superficial de uma chapa feita de zinco.