Uma embarcação encalhada desde o fim do século 19 voltou à vida recentemente no litoral sul de São Paulo. O que, a princípio, poderia ser narrado como um navio fantasma em Santos, na verdade trata-se de realidade aumentada, com efeito de inserir o antigo veleiro em meio à praia.
O casco inglês é o veleiro Kestrel, que encalhou na orla santista em 1895. Desde que parte da sua estrutura apareceu nas areias da praia do Embaré, há alguns anos, a área foi isolada para a segurança da população. Em 2017, a identidade do veleiro foi, enfim, descoberta.
[...]
A projeção de realidade aumentada pode ser acessada pelo celular a partir de uma placa no pontilhão da faixa de areia do canal 5, perto de onde se encontram os destroços do navio fantasma em Santos.
O visitante precisa, primeiramente, apontar a câmera do celular para o QR Code e, em seguida, para a área preservada. Dessa forma, é possível ver a representação 3D do veleiro Kestrel sobre o cenário real da praia.
O novo ponto turístico foi aberto no último dia 28. A imagem mostrada graças à tecnologia da realidade aumentada tem como inspiração uma obra do pintor Benedito Calixto. A placa em frente aos destroços do navio fantasma em Santos mostram detalhes da história da embarcação.