Uma equipe de técnicos é chamada para realizar a manutenção na fachada de uma edificação a 3,5 m de altura do solo. Na etapa de planejamento da obra o empregador consta que não será possível fornecer um sistema de proteção coletiva contra quedas (SPCQ) que oferece completa proteção. Nesta situação a NR35 recomenda que:
Escolha uma opção:
a. Adote-se obrigatoriamente o SPCQ, mesmo que com efeito de proteção limitado e de forma complementar EPI's como capacetes, joelheiras e cotoveleiras.
b. Adote-se obrigatoriamente o SPCQ, mesmo que com efeito de proteção limitado e de forma complementar adote-se um sistema de proteção individual contra quedas (SPIQ) constituído de sistema de ancoragem, EPI e elemento de ligação.
c. O funcionário se recusa a realizar o trabalho, uma vez que não existe forma possível de se mitigar o risco a que estaria exposto.
d. Nenhuma medida adicional será tomada, uma vez que o mesmo é apenas um serviço de manutenção.
e. Execute-se o serviço com o SPCQ, mesmo que com efeito de proteção limitado e registre-se no item adicional no Retorno da Análise de Riscos (AR) a ser elaborado pelo empregado.