Uma nova fase de desenvolvimento técnico-científico tem ocorrido a partir do último quartel do século XX, com a introdução da informática, microeletrônica, robótica, cibernética, entre outros, que faz com que o processo de produção seja novamente modificado. O resultado de todas estas metamorfoses operadas no mundo do trabalho parece apontar para a desqualificação e precarização do trabalho, juntamente com o aparecimento de um crescente exército de desempregados. Na realidade, muitos trabalhadores tendem a ser cada vez mais obrigados a submeterem-se ao trabalho informal, à redução de salários, ou à perda de direitos trabalhistas com a chamada flexibilização implantada por patrões e governos que seguem o ideário neoliberal.
A CLASSE TRABALHADORA DIANTE DA TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Disponível em: https://www.unicamp.br/cemarx/anais_v_coloquio_arquivos/arquivos/comunicacoes/gt4/sessao1/Sergio_Prieb.pdf Acessado em: 14 mar 2019 (adaptado)
As transformações sugeridas pelo texto impactam diretamente o ambiente industrial e suas correlações, bem como o próprio trabalhador. Identifique a ligação correta entre essas duas instâncias
Crise em pequenos mercados locais e aumento da regulação tarifária
Diminuição do alcance dos mercados e fortalecimento da legislação trabalhista
Retração de investimentos em tecnologia e desvalorização da mão de obra qualificada
Exacerbado estímulo da pequena indústria e aumento da formalidade do trabalho
Automatização das linhas de produção e queda dos níveis de emprego