urina (glicosúria), micção frequente (poliúria), sede excessiva (polidipsia), fome extrema (polifagia), perda de peso inexplicável, aumento da fadiga, irritabilidade, visão borrada, dormência ou formigamento nas extremidades (mãos, pés), feridas ou úlceras de cicatrização lenta, frequência anormalmente alta de infecções.
II – Valores de insulina no sangue abaixo do recomendável e nível de glicose no sangue acima do recomendável são alguns indícios para diagnóstico do diabetes.
III – Após o consumo de uma refeição, a insulina promove a captação de glucose pelas células, fenômeno associado a uma redução na produção de glicose pelo fígado que resulta em queda nos níveis sanguíneos de glucose. Portanto, em condições normais, a insulina exerce um efeito hipoglicemiante ao reduzir a concentração de glucose no sangue.
Por outro lado, em situações em que a secreção de insulina é insuficiente ou quando a sua sensibilidade pelas células é prejudicada, as concentrações de glucose no sangue podem aumentar.
IV – Em uma pessoa diabética do tipo II, o exercício físico não induz em nenhuma adaptação positiva, pois não é capaz de promover uma redução na resistência insulínica no pâncreas.
Assinale a alternativa correta ao analisar as assertivas.