Veja o que diz Nelson Piletti (2004) sobre os conteúdos com os quais a escola trabalha:
"O projeto educacional expresso nos PCNs demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas, atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, os PCNs reafirmam a responsabilidade com a formação ampla do aluno e colocam a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção."
Colocado dessa forma, podemos questionar: Como saber o grau e o tipo de aprendizagem que os alunos têm em relação aos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais? Encontrando essa solução dessa questão, estaremos garantindo a possibilidade de verificar o cumprimento das três finalidades da educação brasileira colocadas no texto que inicia esta prova. Zabala tenta responder a esse desafio nas orientações transcritas abaixo, a respeito do que seja a forma adequada para testar o conhecimento de cada um dos três conteúdos.
Sobre as orientações de Zabala julgue os itens a seguir:
I. A aprendizagem dos conteúdos conceituais, especialmente os factuais, enciclopédicos, envolve sempre a associação dos fatos aos conceitos que permitem transformar esse conhecimento em interpretações para a concepção e interpretação das situações ou fenômenos em estudo. Pode ser avaliada por meio de provas com questões fechadas.
II. A aprendizagem de conceitos está relacionada com a capacidade de integrar o conhecimento de um determinado tópico a suas estruturas interpretativas e de realizar atividade de resolução de problemas, a partir do uso desses conceitos. Assim, pode ser avaliada também por meio de provas de questões fechadas, com a vantagem da facilidade de correção.
III. A aprendizagem dos conteúdos procedimentais está ligada ao saber fazer e ao aplicar os conteúdos estudados. O que define essa aprendizagem é o domínio da capacidade de transferir o conteúdo para a prática. É avaliada por meio da observação sistemática.