Você já deve ter ouvido falar no medicamento Captopril. Muita gente não sabe, mas este medicamento foi desenvolvido a partir de uma substância encontrada no veneno da jararaca brasileira (Bothrops jararaca). Este medicamento é comercializado desde os anos 70 e ainda é o medicamento para hipertensão mais utilizado no mundo. Aos 31 anos, o médico recém-formado e aluno de pós-graduação no Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Sérgio Henrique Ferreira, juntamente com seus colaboradores, isolou, na década de 1960, do veneno da Bothrops jararaca, um princípio ativo capaz de intensificar a resposta à bradicinina e que foi denominado FPB (fator potenciador da bradicinina).
Fonte: MEDICAMENTOS da biodiversidade. Instituto Fiocruz, s/d. Disponível em: https://mooc.campusvirtual.fiocruz.br/rea/medicamentos-da-biodiversidade/medicamentos_da_biodiversidade.html. Acesso em 13 ago. 2023.
Com o objetivo de desenvolver um medicamento com protocolo semelhante ao explorado no texto, um grupo de cientistas resolveu extrair o veneno da cobra-coral. Qual o primeiro experimento necessário para desenvolver o projeto de pesquisa?
(A)
Aplicar o princípio ativo sobre uma cobaia.
(B)
Compreender os hábitos reprodutivos da espécie.
(C)
Introduzir o veneno em um cultivo de células in vitro.
(D)
Analisar os componentes químicos presentes no veneno.