Um resistor ôhmico é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 10 Ampères quando submetido a uma diferença de potencial (ddp) de 120 Volts. De acordo com a Primeira Lei de Ohm, é possível prever que, quando este mesmo resistor for submetido a uma ddp de 48 Volts, deverá ser percorrido por uma corrente elétrica de intensidade:
(Considere
𝑅
𝑈
𝑖
R=
i
U
, em que “R” é a resistência do material, “U” é a ddp e “i” é a intensidade de corrente elétrica)
12 Ampères.
4 Ampères.
6 Ampères.
16 Ampères.
10 Ampères.
ATENÇÃO: Este item apresenta mais de uma resposta correta, que deverão ser assinaladas.
A Segunda Lei de Ohm explica que a Resistência Elétrica “R” de um fio metálico condutor de eletricidade varia em função de sua resistividade
"
𝜌
"
"ρ" (propriedade do material), do comprimento “L” e da área de secção transversal “A” deste fio condutor, conforme a relação
𝑅
𝜌
⋅
𝐿
𝐴
R=
A
ρ⋅L
Fonte: Material Digital de Física - 2a Série - 2º bimestre - Seduc-SP.
De acordo com a Segunda Lei de Ohm, assinale as duas alternativas corretas.
Se trocarmos um fio condutor por outro de material diferente, com maior coeficiente de resistividade, mas com o mesmo comprimento e mesma área de secção transversal, a resistência elétrica desse novo fio será menor que o anterior.
Se trocarmos um fio condutor por outro, de mesmo material e mesmo comprimento, mas com área de secção transversal maior, sua resistência elétrica será maior que a do fio anterior.
Se aumentarmos o comprimento do fio condutor, mantendo inalteradas as suas outras características, sua resistência elétrica irá aumentar.
Se aumentarmos o comprimento do fio condutor, mantendo inalteradas as suas outras características, sua resistência elétrica irá diminuir.
Se trocarmos um fio condutor por outro, de mesmo material e mesmo comprimento, mas com área de secção transversal maior, sua resistência elétrica será menor que a do fio anterior.