Diz-se que um material está carregado eletricamente quando há diferença de elétrons e prótons em sua estrutura. O processo que faz isso acontecer é chamado de processo de eletrização, que pode ser de vários tipos. Sobre os processos de eletrização, é correto afirmar:
a.
O processo de eletrização por atrito ocorre na fricção de corpos eletricamente carregados que sejam de cargas opostas. E, quando isso acontece, as cargas dos corpos trocam de sinais.
b.
Não é possível promover um processo de eletrização entre corpos eletricamente neutros, pois o processo de eletrização consiste apenas de trocas de cargas entre corpos carregados.
c.
O processo de eletrização em contato é um exemplo da lei da conservação das cargas, pois, ao se encostar um material carregado negativamente em um neutro, o sistema dividirá o excesso de elétrons, resultando em materiais negativos.
d.
De acordo com a tabela da série triboelétrica, ao friccionar um bastão de PVC com pele de coelho, o bastão de PVC ficará carregado positivamente, já que as moléculas da pele de coelho têm maior facilidade de produzir elétrons livres.
e.
O processo de eletrização por indução ocorre sem o contato dos corpos, havendo transferência de carga pelas moléculas do ar; porém, para que isso ocorra, é essencial que um material condutor seja usado, como a terra.