DISSOCIAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO: CÁLCULO DO POTENCIAL QUÍMICO DA SOLUÇÃO
A dissociação de espécies de um composto em solução é um dos estudos da química. Para estudar esse processo deve-se conhecer as propriedades coligativas da espécie em estudo.
Você é oceanógrafo e busca estudar o comportamento dos oceanos no que se refere às suas propriedades químicas.
O seu atual estudo é o de investigar o comportamento da água do mar em função do seu excesso de sal.
Em linguagem mais científica, você deseja estudar o processo de desidratação do corpo humano quando exposto à água do mar, tendo em vista que corpo humano e oceano funcionam como um sistema solvente-soluto. Você deseja estudar as propriedades coligativas do mar.
Ao ficar tempo demasiado em contato com a água do mar, o corpo humano se desidrata, uma vez que a água flui do nosso corpo para o mar. Contudo, o mesmo processo não ocorre com o composto cloreto de sódio, que não flui em nenhum dos dois sentidos. Assim, deseja-se investigar o porquê, com base nas propriedades coligativas do sistema.
Muitos sistemas químicos são descritos em função de seu potencial químico. Esta é uma grandeza descrita como uma quantidade molar parcial, tendo relação direta com o número de mols do sistema. No caso de sistemas que atingem certo equilíbrio químico, o potencial químico é útil de ser calculado, e também quando se deseja encontrar as propriedades coligativas de um sistema químico.
Um dos sistemas muito estudado é aquele que contém um sal, pois, quando ocorrem reações de dissociações, forma-se sal a partir da interação de um ácido com uma base e também tendo como produto a água. Esses sistemas são interessantes porque o ambiente químico pode ser estudado a partir de suas propriedades coligativas, e também porque seu potencial químico pode ser encontrado.
Sistemas como os oceanos constituem soluções contendo excesso de cloreto de sódio, um sal que, ao dissociar-se, terá os componentes iônicos de um ácido e de uma base, um ambiente químico interessante para descrever os processos e encontrar as grandezas associadas às suas propriedades coligativas.
Acompanhe na imagem uma situação hipotética sobre desidratação do corpo humano quando exposto à água do mar.
Descrição da imagem não disponível
a) Quem tem maior potencial químico, a água do mar ou a água do corpo?
b) Por que o teor corporal de cloreto de sódio não é afetado?