Questão 05
Nas últimas décadas, a morbimortalidade por doença diarreica infantil diminuiu significativamente no Brasil, refletindo melhorias em indicadores socioeconômicos, demográficos e de saúde. Entre os fatores associados a essa redução estão o acesso ao saneamento básico, nutrição infantil, vacinação, aleitamento materno, escolaridade materna, acesso a serviços de saúde, uso da terapia de reidratação oral e disseminação de informações sobre prevenção e tratamento. No entanto, esses indicadores variam entre regiões.
Um estudo publicado, em 2009, por Melli e Waldman no Jornal de Pediatria analisou a tendência da mortalidade por diarreia entre menores de 5 anos, no município de Osasco (SP), entre os anos de 1980 e 2000. A tabela a seguir apresenta a taxa de mortalidade por diarreia em crianças menores de 5 anos, os valores dos riscos relativos e intervalos e confiança segundo distritos do município e período.
Tabela – Taxa de mortalidade por diarreia em menores de 5 anos*, riscos relativos e intervalos de confiança segundo distritos e período.
IC95% = intervalo de confiança de 95%;
ref = grupo de referência para o cálculo do risco relativo;
RR = Risco Relativo.
-
Por 100.000 menores de 5 anos.
** População média estimada para 1º de julho de 1993.
*** População média estimada para 1º de julho de 1998.
Fonte: MELLI, L.C, WALDMAN, E. A.; Temporal trends and inequality in under-5 mortality from diarrhea. J. Pediatr (Rio J). 2009; 85(1):21-27.
Com base nessas informações, responda:
A) DEFINA o que é Risco Relativo (RR), EXPLIQUE seu cálculo e qual seu significado.
Coloque sua resposta aqui
B) Considerando o período 1991-1995, INTERPRETE o que você observou nos resultados do Risco Relativo (RR) apresentados na tabela.
Coloque sua resposta aqui
REFERÊNCIA
Insira aqui as referências que você utilizou para responder a este trabalho dentro das normas da ABNT.