O fisioterapeuta do trabalho exerce um papel extremamente importante na atenção à saúde do trabalhador devido ao seu amplo conhecimento e a sua capacitação profissional.
Com relação à atuação do fisioterapeuta na assistência em saúde do trabalhador, assinale a alternativa correta:
A assistência plena ao trabalhador prestada pelo fisioterapeuta deve abordar aspectos de ergonomia, biomecânica, atividade física laboral e abordagem terapêutica na recuperação das queixas ou desconforto físico, sem envolver aspectos psicossociais.
O fisioterapeuta do trabalho é o profissional habilitado para realizar análise ergonômica e participar do mapeamento de risco do ambiente de trabalho. No entanto, não pode participar nem auxiliar na elaboração do Comitê de Ergonomia (COERGO) das empresas.
A inclusão do fisioterapeuta como profissional integrante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é obrigatória, de acordo com a Norma Regulamentadora 4 (NR4).
São competências do fisioterapeuta do trabalho analisar e qualificar queixas e demandas dos trabalhadores, considerando as suas condições biomecânicas, fisiológicas e cinesiológicas funcionais e, a partir desses dados, elaborar um diagnóstico clínico com base na Classificação Internacional de Funcionalidade.