A preocupação com a estrutura da organização como um todo constitui, sem dúvida, uma substancial ampliação do objeto de estudo da Teoria Geral da Administração (TGA). O engenheiro francês Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor. A segunda década do século XX foi tumultuada. A Primeira Guerra Mundial (1914-1917) envolveu a Europa e os Estados Unidos em operações militares conjuntas. Em seguida, os meios de transporte tiveram enorme expansão, com a indústria automobilística, as ferrovias e o início da aviação militar, civil e comercial. As comunicações também passaram pela enorme expansão do jornalismo e do rádio em ondas médias e curtas.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri: Manole, 2014 (adaptado).
Diante do exposto, considere a situação a seguir.
Fábio herdou uma pequena empresa de seu pai, mas, por ser formado em outra área, nunca teve contato direto com a ciência da Administração. Nesse sentido, ele decidiu estudar funções consideradas básicas para uma empresa. Pesquisando sobre o tema, encontrou as funções propostas por Henri Fayol, propulsor da Teoria Clássica da Administração.
Sobre a pesquisa de Fábio em relação às funções básicas da empresa, propostas por Henri Fayol, julgue os itens a seguir.
I. Fábio constatou que, segundo Fayol, as funções comerciais, ou seja, aquelas relacionadas à ação de comprar e vender, permutar itens ou serviços, assim como produzir bens e serviços, são funções inerentes a uma empresa.
II. Fábio apurou que, de acordo com Fayol, as funções contábeis associadas à escrituração de registros e inventários, bem como à execução de balanços e demonstrativos financeiros, são essenciais para as empresas.
III. Fábio verificou que, para Fayol, as funções administrativas têm como objetivo integrar, coordenar e sincronizar outras funções consideradas essenciais para a empresa, tendo essas funções uma posição superior às outras.
É correto o que se afirma em
A)
I e II, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
I, apenas.
D)
I, II e III.
E)
III, apenas.