Na educação, o pensamento mecanicista ganhou influência após a Revolução Industrial. Da mesma forma que a produção em série se mostrava eficiente, o saber humano poderia ser multiplicado como um produto? Uma proposta desumana ou eficiente?
Fonte: FREITAS, V. A. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o método mecanicista e a educação, analise as afirmativas a seguir:
I. Pela educação mecanicista se valoriza a subjetividade e a criatividade do educando, isto é, a capacidade de compreender o conhecimento reconhecendo os limites dos seres humanos diante de contextos distintos.
II. Focada na reprodução em massa de um modelo padrão de comportamento e do conhecimento, o método mecanicista considera que os seres humanos são iguais em potencial, e que a ciência é ferramenta de ação.
III. O método mecanicista tem no Positivismo uma de suas expressões. Defendendo a ciência como condição de transformação da realidade, desde que adotada como critério de ação, fundamenta-se na eficiência racional para a superação dos problemas sociais.
IV. A cultura é um mecanismo, a condição fundamental para a compreensão da vida e não a ciência e a racionalidade. O mecânico é, nesse sentido, o padrão cultural, o modelo condicionado de percepção da realidade através de valores sociais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
III e IV, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.