Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

A

Aluno

geatao21/04/2024

No âmbito da teoria contingencial, dois autores, Burns e Sta...

No âmbito da teoria contingencial, dois autores, Burns e Stalker, se destacaram em particular por suas concepções acerca da dicotomia existente nas teorias organizacionais atribuído por eles como mecanicismo e organicismo. O contraste entre as concepções é bastante nítido uma vez que numa organização com preceitos mecanicistas prevalece a rigidez hierárquica enquanto nas orgânicas a autoridade se constrói a partir do conhecimento. Do estudo de Burns e Stalker, se definiram as principais características de um de outro modelo. Quanto a essa abordagem, analise as assertivas a seguir:

I – O modelo mecanicista se baseia em estruturas verticais e pela divisão do trabalho pregada por Taylor e subscrita por Weber na burocracia, enquanto o modelo organicista se sustenta em organizações mais flexíveis e com menos níveis hierárquicos.

II – O modelo organicista entende que as atividades são melhores desenvolvidas por especialistas enquanto o mecanicista se sustenta numa abordagem de complementariedade.

III – O modelo mecanicista não leva em conta o que é apurado pelos níveis inferiores da organização, estabelecendo uma espécie de filtragem na comunicação, enquanto o modelo organicista busca o engajamento dos colaboradores e o sentimento de pertencimento independentemente do nível hierárquico.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros