1- Analise o cariótipo e identifique se a criança apresenta alguma síndrome cromossômica e qual o sexo biológico do recém-nascido. Após essa identificação, justifique como chegou a essa conclusão.
Com base na análise do cariótipo da criança, a criança contém a síndrome de Edwards, pois no cromossomo 18 contêm um cromossomo extra. Essa condição prejudica o desenvolvimento da criança e quem alguns casos, a criança pode vir ao óbito. De acordo com o cromossomo sexual da criança ser XY, isso significa que a criança é do sexo masculino.
2- Após analisar a anamnese realizada pelo médico, você recebeu os dados para desenvolver os cálculos e o resultado (laudo) das probabilidades. Levando em consideração o histórico familiar e a anamnese da criança responda as questões abaixo:
A - Considerando que Joana possui hipercolesterolemia familiar e Mário não apresenta essa condição, elabore um quadro de Punnett, para representar o cruzamento entre Joana e Mário, e indique a chance de a criança apresentar hipercolesterolemia familiar e justifique sua resposta de acordo com os dados alcançados.
3. QUAL a probabilidade de a criança apresentar a hipercolesterolemia familiar E albinismo?
Obs.: Para responder à questão 3, utilize a regra de probabilidades (regra do e) disponível no link abaixo (Caso não consiga clicar, copie o link e cole no seu navegador): https://pt.khanacademy.org/science/ap-biology/heredity/mendelian-genetics-ap/a/probabilities-in-genetics.