- Atribua as citações seguintes a Descartes ou a Locke e justifique sua resposta.
a) "... penso não haver mais dúvida de que não há princípios práticos com os quais todos os homens concordem e, portanto, nenhum é inato."
b) "Primeiro, considero haver em nós certas noções primitivas, as quais são como originais, sob cujo padrão formamos todos os nossos outros conhecimentos."
- (UFPR 2024) "A maior riqueza da ciência não são as certezas produzidas ao fim do processo de investigação, e sim o modo qualificado de tratar as dúvidas durante esse processo. Ser cético é o que se exige de todo cientista. Por isso, 'ceticismo' é um termo desvirtuado para designar os negacionistas, e a ciência precisa reivindicá-lo. Incertezas, perguntas, problemas e questões em aberto são matérias-primas da ciência e podem ser usadas para valorizar o ceticismo." (ROQUE, Tatiana. O negacionismo no poder. Como fazer frente ao ceticismo que atinge a ciência e a política. Revista Piauí, n. 161, fev. 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-negacionismo-no-poder)
No que a dúvida metódica de Descartes, presente no Discurso do método, diferencia-se do método de dúvida caracterizado por Tatiana Roque em seu texto O negacionismo no poder empregado pelos negacionistas climáticos?
- (UECE 2024) Leia com atenção o texto abaixo.
"[...] jamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu não conhecesse evidentemente como tal; [...] evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de nada incluir em meus juízos que não se apresentasse tão clara e tão distintamente a meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida". René Descartes. Discurso do método, I. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 53.
Defender a evidência, a clareza e a distinção ao próprio espírito (à própria razão) como primeiro critério do conhecimento verdadeiro expressam uma posição
A) empirista. B) transcendental. C) racionalista. D) dialética.