Leia o texto a seguir:
A segunda proposta de regionalização que visa corrigir distorções e simplificações das anteriores é aquela elaborada por Milton Santos e Maria Laura Silveira, em 2001. Os autores propõem a divisão do país em “quatro brasis”, considerandos aspectos socioeconômicos e principalmente o meio geográfico presente nestas regiões, com foco no entendimento da articulação do território brasileiro a partir da inserção de nossa economia periférica no capitalismo globalizado. Santos e Silveira consideram a região como particularidade vinculada ao todo e caracterizada por sua funcionalidade em relação à totalidade do sistema mundial. Desta forma, esta proposta evidencia que as regiões — na dinâmica atual do capitalismo globalizado — tendem a progressivamente perder sua autonomia, embora ainda continuem detentoras de características particulares herdadas de sua história e reproduzidas pela divisão social e territorial do trabalho.
Fonte: adaptado de: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8911/1/Regi%C3%A3o%20e%20regionaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A proposta de regionalização elaborada por Milton Santos e Maria Laura Silveira em 2001 visa corrigir distorções das propostas anteriores ao dividir o Brasil em quatro regiões, considerandos aspectos socioeconômicos e o meio geográfico.
PORQUE
II. A proposta apresentada reflete a ideia de que, com o capitalismo globalizado, as regiões perdem autonomia progressivamente, mas ainda mantêm características históricas e sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E.
As asserções I e II são falsas.