Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro aumentou, mas algumas regiões ainda carecem de investimentos para aumentar a longevidade de grande parcela da população, como a Região Nordeste. Sobre os aspectos referentes à mortalidade nessa Região, é correto afirmar:
a) A mortalidade por causas externas, relacionada com o tráfico de drogas, é maior nos estados que fazem fronteira com a Região Norte.
b) Segundo o IBGE, Salvador é a capital nordestina onde a prática do aborto constitui a principal causa da mortalidade materna.
c) A falta de assistência médico-pediátrica é o fator principal da mortalidade infantil em ascendência, sobretudo no Ceará.
d) O crescimento dos casos de morte por doenças relacionadas com os aparelhos respiratório e circulatório resulta unicamente do processo natural de envelhecimento, o que tem caracterizado o perfil etário da população brasileira.
e) O perfil da mortalidade de uma região reflete seu grau de desenvolvimento econômico e, por esse motivo, o maior percentual de mortalidade no Nordeste corresponde ao de doenças infecciosas transmissíveis e parasitárias.