Acredita-se hoje que o empreendedor seja o “motor da economia”, um agente de mudanças. Muito se tem escrito a respeito, e os autores oferecem variadas definições para o termo. O economista austríaco Schumpeter (1934) associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios. Por ser simples e abrangente, a definição de Filion (1991) é uma das preferidas no mundo acadêmico: “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.
Segundo os autores Max Weber e D. C. McClelland, o empreendedor é aquele tipo de pessoa com aspectos predominantemente criativos e intuitivos. Além desses aspectos, podem-se destacar outras características presentes no empreendedor. Com base nisso, avalie os itens a seguir.
I. A iniciativa, a busca constante por oportunidades de negócios, estar sempre atento ao que acontece no mercado em que vai atuar são características marcantes no empreendedor.
II. O empreendedor tem coragem para correr riscos, e arriscar-se faz parte do ato de empreender.
III. A capacidade de planejamento, ter metas e monitorar as informações de uma empresa são atitudes necessárias para quem deseja crescer de maneira planejada e empreender.
É correto o que se afirma em
A)
II, apenas.
B)
II e III, apenas.
C)
I, II e III.
D)
I e III, apenas.
E)
I, apenas.