Download the Guru IA app
Android and iOS

Ana
É necessário que o docente esteja em constante processo de f...
É necessário que o docente esteja em constante processo de formação, buscando sempre se qualificar, pois, por meio da formação continuada, ele poderá melhorar sua prática docente e seu conhecimento profissional.
A prática e o ato de reflexão sobre essa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem. O professor deve assumir o papel de facilitador e mediador do conhecimento, um participante ativo na aprendizagem dos alunos, possibilitando que o aluno seja sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, podemos perceber a importância do professor na sua própria formação e na formação dos educandos. Agindo como mediador, o docente está oferecendo aos alunos a oportunidade de terem autonomia na construção do seu próprio conhecimento como forma de compreender a realidade social em que vivem.
É preciso que o professor tenha consciência do seu papel social para que possa ajudar o aluno a compreender a sociedade em que está inserido e a complexidade do conhecimento que pretende adquirir. Assim, o professor tem como meta principal uma aprendizagem voltada para resolver os problemas que a vida nessa sociedade irá apresentar a ele, oportunizando o desenvolvimento de uma visão crítico-reflexiva da vida. Com isso, ele terá a possibilidade de compreender e interpretar os problemas que emergem no cotidiano.
É por meio de um processo formativo capaz de mobilizar os saberes da teoria da educação que os docentes compreenderão e desenvolverão as competências e habilidades necessárias para a investigação da sua própria atividade.
OLIVEIRA, E. Formação continuada de Professores. Disponível em: http://www.infoescola.com. Acesso em: 28 jul. 2014 (adaptado).
O texto trata da importância da formação docente para a vida profissional frente às mudanças sociais, econômicas, culturais e tecnológicas. A esse respeito, avalie as afirmações a seguir.
I. A ressignificação dos conceitos de professor e de aluno provoca mudanças de papéis em que o professor acaba perdendo sua autonomia e posição pedagógica, tornando-se um agente menos participativo nos processos de mudanças institucionais.
II. As mudanças sociais, econômicas e culturais aceleradas colocam novos questionamentos à prática docente e à escola, determinando também um novo papel dos docentes.
III. A formação docente deve contribuir para que o professor conecte a teoria à prática, o que poderá proporcionar-lhe uma visão investigativa e questionadora de sua própria prática.
IV. A visão crítico-reflexiva do aluno está relacionada com o papel de mediador do professor e com o foco no ensino que privilegia a transmissão de conteúdos.
É correto apenas o que se afirma em
A) II e IV.
B) II e III.
C) I e IV.
D) I.
E) III.
É necessário que o docente esteja em constante processo de formação, buscando sempre se qualificar, pois, por meio da formação continuada, ele poderá melhorar sua prática docente e seu conhecimento profissional. A prática e o ato de reflexão sobre essa prática exercida no espaço da sala de aula contribuem para o surgimento de uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem. O professor deve assumir o papel de facilitador e mediador do conhecimento, um participante ativo na aprendizagem dos alunos, possibilitando que o aluno seja sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, podemos perceber a importância do professor na sua própria formação e na formação dos educandos. Agindo como mediador, o docente está oferecendo aos alunos a oportunidade de terem autonomia na construção do seu próprio conhecimento como forma de compreender a realidade social em que vivem. É preciso que o professor tenha consciência do seu papel social para que possa ajudar o aluno a compreender a sociedade em que está inserido e a complexidade do conhecimento que pretende adquirir. Assim, o professor tem como meta principal uma aprendizagem voltada para resolver os problemas que a vida nessa sociedade irá apresentar a ele, oportunizando o desenvolvimento de uma visão crítico-reflexiva da vida. Com isso, ele terá a possibilidade de compreender e interpretar os problemas que emergem no cotidiano. É por meio de um processo formativo capaz de mobilizar os saberes da teoria da educação que os docentes compreenderão e desenvolverão as competências e habilidades necessárias para a investigação da sua própria atividade. OLIVEIRA, E. Formação continuada de Professores. Disponível em: http://www.infoescola.com. Acesso em: 28 jul. 2014 (adaptado).
O texto trata da importância da formação docente para a vida profissional frente às mudanças sociais, econômicas, culturais e tecnológicas. A esse respeito, avalie as afirmações a seguir. I. A ressignificação dos conceitos de professor e de aluno provoca mudanças de papéis em que o professor acaba perdendo sua autonomia e posição pedagógica, tornando-se um agente menos participativo nos processos de mudanças institucionais. II. As mudanças sociais, econômicas e culturais aceleradas colocam novos questionamentos à prática docente e à escola, determinando também um novo papel dos docentes. III. A formação docente deve contribuir para que o professor conecte a teoria à prática, o que poderá proporcionar-lhe uma visão investigativa e questionadora de sua própria prática. IV. A visão crítico-reflexiva do aluno está relacionada com o papel de mediador do professor e com o foco no ensino que privilegia a transmissão de conteúdos.
É correto apenas o que se afirma em A) II e IV. B) II e III. C) I e IV. D) I. E) III.