Download the Guru IA app

Android and iOS

Foto de perfil

Vinícius

Gestão de Produção04/03/2024

Os agentes de risco são definidos como substâncias que, em f...

Os agentes de risco são definidos como substâncias que, em função da sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Assim, no ambiente de trabalho, podem existir vários agentes físicos, químicos e biológicos. Os agentes de risco podem causar danos em função da sua natureza, quando esse agente causa danos pelo simples fato de ele existir. Podem causar danos em função da sua concentração ou intensidade se ultrapassar determinado limite, chamado de limite de exposição ou limite de tolerância. E podem causar danos em função do tempo de exposição do trabalhador a esse agente, devido ao fato de o trabalhador ter ficado exposto a ele durante um período de tempo maior que o período de tempo-limite. Já os agentes químicos são substâncias, compostos ou produtos que penetram no organismo pela inalação, ingestão ou contato com a pele.

CAMISASSA, Mara Queiroga. Segurança e saúde no trabalho: NRs 1 a 36 comentadas e descomplicadas: NR9. São Paulo: Método, 2017.

Nesse sentido, sobre os riscos químicos, julgue os itens a seguir.

I. Poeiras, gases e vapores são exemplos de riscos químicos, considerando-se as intensidades de cada um.

II. Os compostos ou produtos que possam penetrar no organismo como gases ou vapores protozoários e poeiras são considerados agentes químicos.

III. São exemplos de agentes químicos a poeira orgânica e as resinas vegetais, as quais podem causar danos à saúde dos trabalhadores.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II e III, apenas.

C) I, II e III.

D) II, apenas.

E) I e III, apenas.

Send your questions through the App
Equipe Meu Guru

Do you prefer an expert tutor to solve your activity?

  • Receive your completed work by the deadline
  • Chat with the tutor.
  • 7-day error guarantee