“A estrutura organizacional possibilita a diferenciação e estruturação das atividades, por meio do seu agrupamento, por afinidade em diretorias, departamentos, divisões entre outros, que espelham a forma da empresa em cumprir suas tarefas. Isto é, os mecanismos de autoridade e decisão diferenciados em importância e autonomia por meio do seu posicionamento em níveis hierárquicos. Neste sentido, há alguns tipos de estruturas organizacionais, dentre elas: a funcional, a projetizada e a matricial” (Oshita, 2019, p. 94).
Fonte: OSHITA, M. G. B. Gestão de Projetos. Maringá: UniCesumar, 2019.
Sobre as estruturas organizacionais, analise as afirmativas a seguir:
I. Na estrutura funcional, cada empregado possui um superior bem definido e está restrito em áreas especializadas. A estrutura projetizada focaliza seus trabalhos nos projetos. Estruturas matriciais ficam entre as Funcionais e as Projetizadas.
II. Na estrutura funcional, o gerente de projetos tem pouca ou nenhuma autoridade sobre a disponibilidade de recursos e o projeto. Na estrutura projetizada, os gerentes de projetos possuem grande independência e com alta a quase total autoridade sobre a disponibilidade de recursos. Na estrutura matricial, o projeto pode utilizar toda a capacidade técnica da empresa.
III. Na estrutura funcional, o cliente é o foco da atividade e preocupação. Na estrutura projetizada, é certo o que acontecerá com a equipe do projeto quando este terminar. Nas estruturas matriciais, sempre há competição entre os diferentes gerentes pelos recursos técnicos disponíveis na empresa.
É correto o que se afirma em: