Carlos é biólogo de formação. Atualmente atua como professor-doutor na universidade Federal X. Ele é o responsável por um projeto de pesquisa sobre as possibilidades do milho para a criação de plástico biodegradável. Até o momento, ele e os demais pesquisadores que atuam neste projeto descobriram uma molécula que tem potencial para a produção do plástico biodegradável, mas ainda não conseguiram financiamento para continuar os testes. Dessa forma, embora haja muita esperança no uso desta molécula, ainda não há certeza de que ela poderá ser utilizada para os objetivos pretendidos em escala comercial. Os membros do grupo de pesquisa estão estudando as possibilidades de buscar financiamento para darem continuidade ao trabalho.
Analisando a situação do grupo de pesquisa liderado pelo professor Carlos, quais sugestões poderíamos dar a ele para ter acesso à verba necessária para continuar o trabalho utilizando as possibilidades do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI)?
I. Carlos poderia submeter o projeto de pesquisa a um edital publicado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do estado em que se localiza a Universidade.
II. Carlos precisaria imediatamente registrar a patente do plástico biodegradável, mesmo que ela ainda não exista, pois sem isso as instâncias de financiamento não destinam verba.
III. Carlos poderia entrar em contato com alguma incubadora e solicitar apoio na criação de uma startup que produza, em pequena escala, o plástico até aperfeiçoá-lo para que possa ser produzido em escala comercial.
IV. Carlos deveria convencer os colegas do grupo de pesquisa a financiarem a continuidade com recursos próprios, prometendo parte dos lucros quando o plástico biodegradável puder ser produzido.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.