Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto. Dois belos exemplos dessa cerâmica são a Ânfora em terracota da Dinamarca e o Vaso escandinavo em terracota. Nesse período registrou-se outro progresso: os artistas começaram a usar o metal em seus trabalhos, servindo-se possivelmente do método com fôrma de barro ou da técnica da cera perdida. As esculturas em metal representando guerreiros e mulheres são ricas em detalhes, constituindo um precioso documento das roupas e atividades do Neolítico. Essas esculturas foram encontradas sobretudo na Escandinávia e na Sardenha.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 1994 (adaptado).
O período Neolítico representou uma revolução na história da humanidade no que diz respeito ao uso de diferentes tipos de metais para a produção de ferramentas e armas. Isso contribuiu, principalmente, para que
A
as pessoas deixassem de caçar, já que a agricultura foi iniciada com as novas ferramentas.
B
a arte retratasse melhor os elementos encontrados na natureza, diferentemente das representações do período Paleolítico.
C
os grupos conseguissem se expressar melhor artisticamente, provocando uma disputa entre os artistas da época.
D
o ser humano pudesse manusear mais ferramentas, permitindo a realização de mais tarefas ou a melhoria na qualidade das que já realizava.
E
a arquitetura emergisse, com as primeiras construções sendo feitas de ferro e aço, viabilizando o processo de sedentarização dos grupos humanos.