Figura 1- Alexander Rodchenko. Cartaz de propaganda política em prol da Revolução Russa, 1924. O cartaz foi produzido para o departamento estatal da imprensa de Leningrado (utilizando a foto de Lilya Brik).
Figura 2- Rich Costey e Franz Ferdinand. Capa do disco You could have It so much better, segundo álbum da banda de indie rock escocesa Franz Ferdinand, 2005.
Fonte:
Fig. 1: Disponível em: https://designculture.com.br/referencia-basica-alexandre-rodchenko. Acesso em: 23 dezembro 2019.
Fig. 2: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/You_Could_Have_It_So_Much_
Better#/media/File: Franz-Better.PNG. Acesso em: 23 dezembro 2019.
Fig. 2: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/You_Could_Have_It_So_Much_
Better#/media/File: Franz-Better.PNG. Acesso em: 23 dezembro 2019.
A partir das figuras acima, avalie as proposições a seguir:
I. O design da capa do álbum da banda Franz Ferdinand, apresentado na figura 2, pode ser considerado como um design modernista, pois utiliza uma organização espacial, leiaute, elementos de forma e cor similares ao cartaz de Alexander Rodchenko, um dos artistas mais importantes do Construtivismo russo.
II. Rodchenko colaborou com Mayakovsky, de 1923 a 1928, no design de publicações de artistas do construtivismo, experimentando diferentes técnicas de expressão artística, estudando a pintura, a fotomontagem e a fotografia em profundidade, a fim de obter imagens inovadoras. Passados quase 100 anos, os trabalhos desses artistas mantêm um frescor de vanguarda.
III. O design da capa do disco da banda Franz Ferdinand pode ser considerado como um design retrô, pois a construção de sua imagem utiliza um planejamento gráfico similar ao design gráfico de Rodchenko, ou seja, eliminação de detalhes desnecessários, ênfase na composição diagonal dinâmica, posicionamento e movimento dos objetos no espaço, de modo a envolver o espectador.
É correto o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
I, apenas.
II e III, apenas
II, apenas.
I e II, apenas
III, apenas.