Nas regiões da antiga Micenas, na Grécia continental, preservou-se uma memória oral dos tempos palacianos, que depois se incorporaria aos dois grandes poemas que tratam da Guerra de Tróia, a Ilíada e a Odisseia. Não é possível saber se essa guerra foi real ou não. Os poemas são relatos épicos que combinam realidades de diferentes épocas com mitos antigos. Mas o sítio da antiga Tróia foi efetivamente descoberto, na Turquia. Muitas cidades se ergueram nesse mesmo lugar, mas uma delas, a chamada Troia VII, foi realmente destruída por um incêndio, por volta de 1200 a.C.
(Norberto Luiz Guarinello. História Antiga, 2013.)
O excerto mostra que
a) os poemas épicos têm valor literário, mas são inúteis para os historiadores, pois sua veracidade não pode ser comprovada.
b) a Guerra de Troia verdadeiramente ocorreu, embora não tenhamos indícios documentais que a comprovem.
c) as fontes arqueológicas e os registros escritos ajudam a compreender o passado, mas não garantem acesso à totalidade da experiência histórica.
d) a mitologia contribuiu para o desenvolvimento da filosofia e da história, mas deve ser considerada expressão da irracionalidade dos povos Antigos.
e) a memória oral tem grande importância para o estudo histórico da Antiguidade, pois oferece a certeza do que efetivamente aconteceu no passado.