Questão 1
“Devemos formular três perguntas:
-
O que é Terceiro Estado? Tudo.
-
O que ele tem sido em nosso sistema político? Nada.
-
O que pede ele? Ser alguma coisa.”
Leo Huberman, História da riqueza do homem, 1979.
O panfleto acima, publicado no ano de 1789, traz à tona um importante elemento para o processo da Revolução Francesa. Nesse sentido, argumenta-se que:
A
Os bilhetes tiveram um importante peso no processo de crítica e contestação do regime político e econômico francês, tendo sido elaborados pelo primeiro, segundo e terceiro estado.
B
Os jornais e tipografias da época foram importantes para mobilizar o terceiro estado contra as injustiças e atos que o sistema absolutista francês fazia contra os grupos sociais mais pobres.
C
Os trabalhos de freelancer começaram a ser desenvolvidos e difundidos justamente no processo de Revolução Francesa.
D
O sistema judiciário francês, contrário aos desejos de seu rei, foi de extrema importância e protagonismo para os segmentos mais pobres da cidade.
E
O discurso radical nos jornais à época da revolução francesa foi um importante fator de coesão e difusão de injustiças sociais proferidas contra o segundo e terceiro estado.
Questão 2
Na história da Revolução Francesa, a queda da Bastilha, sem dúvida, foi um dos mais marcantes e importantes fatos da história, sendo considerado, para alguns estudiosos, como o marco que delimita o início da idade contemporânea. Todavia, a queda da Bastilha teve ainda um simbolismo político e ideológico que pode ser assinalado na seguinte alternativa:
A
A queda da Bastilha tem um simbolismo religioso, uma vez que pela primeira vez na história, o poder religioso foi separado do poder político.
B
Com a queda da Bastilha, a França retorna a primeira nação do mundo a abolir o trabalho escravo, tornando-se referência para todos os países do mundo.
C
A queda da Bastilha se torna referência para o mundo por promover uma revolução sem derramamento de sangue da população francesa.
D
A Bastilha era um símbolo de tortura e punição para os mais pobres, por isso a sua queda, feita tijolo por tijolo pelos revoltosos, simbolicamente, marcou o nascimento de uma nova ordem política e social, em detrimento do absolutismo.
E
A queda da Bastilha marca o fim simbólico do poder político do rei, o qual foi substituído pela República, o sistema político que iria tirar a França de uma crise econômica e recuperar seu peso político.