Roma, capital da Itália, conhecida internacionalmente como “A Cidade Eterna”, comemorou, em 21 de abril deste ano de 2010, seu aniversário — 2 753 anos de fundação. É considerada uma das cidades-símbolo da civilização europeia. No seu interior, localiza-se o Estado do Vaticano, residência oficial do Papa.(ROMA..., 2010). O Estado do Vaticano foi instituído pelo
a) Édito de Nantes, que permitiu ao Imperador restringir o culto dos cristãos ao espaço da Praça de São Pedro e elevou o cristianismo à condição de religião oficial de Roma.
b) Grande Cisma do Oriente, que, de imediato, tornou o Estado do Vaticano o centro político e administrativo da Igreja Católica Romana.
c) Imperador Carlos Magno, que, ao dominar as fronteiras de Roma, se comprometeu a oficializar a residência do Sumo Pontífice.
d) Concílio de Trento, que promoveu um conjunto de medidas destinadas a conciliar a convivência entre os católicos e os protestantes.
e) Tratado de Latrão, assinado entre Benito Mussolini e a Santa Sé, que formalizou a criação do Estado do Vaticano como uma unidade suprema e soberana.